domingo, 16 de junho de 2013

Vaias para Dilma e Blater, aplausos para o Brasil

                                                               Fox Sports
Constrangimento: caras de poucos amigos em Brasília

        O Brasil venceu o Japão por 3 x 0 na estreia da Copa das Confederações, em Brasília, no Estádio Mané Garrincha. Mas o mais importante não foi a vitória na abertura da competição, mas sim, a demonstração de insatisfação com o governo Federal e a FIFA, manifestadas nas vaias à presidente Dilma e Joseph Blater.
       No momento em que o presidente da FIFA anunciou Dilma, 62 mil vozes a vaiaram, o que aborreceu a mandatária e a fez declinar de discursar. Blater ainda tentou dar uma reprimenda nos brasileiros, invocando o “fair play”. Não adiantou. Os dois foram obrigados a silenciar e Dilma limitou-se a dizer uma única frase protocolar: “Declaro aberta a Copa das Confederações da FIFA.
     Alguns analistas logo trataram de lembrar que Lula também havia sido vaiado na abertura dos Jogos Pan-americanos, no Rio, em 2007. Bobagem. Na verdade, o povo deu dois recados claros à FIFA e à presidente: não estamos satisfeitos com o absurdo dos custos dessas competições (Copa das Confederações e Copa do Mundo) quando não temos Saúde, Educação, Segurança ou Transporte e estamos preocupados com o futuro do Brasil. Com a popularidade em queda e longe dos puxa-sacos e dos tapetes vermelhos, Dilma experimentou o eco das ruas pela primeira vez e isso não lhe fez bem aos ouvidos.
     Um claro sinal de que seu governo não vai bem (corrupção que grassa, inflação em alta, crescimento em baixa e refém dos tubarões no Congresso) e que há espaço para a oposição em 2014. A abertura da competição certamente também terá reflexos nos aliados de ocasião do governo, que enxergam uma presidente cada vez mais sem apoio popular e fragilizada. E isso significa cobrar mais um naco de poder da presidente e ficar em sua barca até quando for conveniente. E isso pode ser até a próxima eleição, se o cenário não se deteriorar ainda mais.
       Boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário