segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Pará: vitória do bom senso derruba ideia de dididir estado

Plebiscito: população recolocou as coisas no lugar 


Por 66,08%, a idéia maluca de divisão do Pará, com a criação de mais dois Estados – Carajás e Tapajós, foi rejeitada pelos paraenses em plebiscito realizado neste domingo.
Se os deputados que aprovaram na Câmara o referendo não tiveram juízo, o povo restabeleceu a ordem das coisas ao dizer não a tamanho absurdo. Na consulta, os eleitores tiveram que opinar em relação à criação de cada Estado em separado. Se efetivada a criação das novas unidades, o Pará ficaria com 17 por cento do território atual e 64 por cento da população. Tradução, o osso ficaria com o Pará (pequeno território e maior parte da população), enquanto os espertos (novos governadores), aproveitariam o filé (pequena área e baixa população). 
Ora, criar mais estados está longe de ser a solução para resolver os problemas de Saúde, Educação, Transporte, Segurança, entre tantos outros, de uma das mais pobres unidades da Federação. Tudo que iria se conseguir com isso seria ordenar mais despesas com a construção de prédios, estruturas de governo, Legislativo e Judiciário extras. Uma verdadeira farra com o dinheiro público.
O próprio plebiscito já deu uma conta desnecessária e que será paga por todos os brasileiros: custou R$ 19 milhões essa brincadeira de mau gosto.
A tragédia poderia ser pior. Para implantação dos dois estados os custos estimados chegam a R$ 5 bi. Enfim, dos males o menor a partir da voz do povo.
Boa semana a todos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário