terça-feira, 24 de maio de 2011

Brasileiro trabalha até 29 de maio para pagar impostos

          

           Em sequencia ao post de ontem, trago hoje uma informação mais precisa em relação ao peso dos impostos na vida dos brasileiros. Trabalhamos até o dia 29 de maio apenas para pagar os tributos - impostos, taxas e contribuições - cobrados pelos governos federal, estadual e municipal, conforme estudo publicado ontem pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).
           Isso representa 149 dias, ou seja, quatro meses e 29 dias trabalhando tão somente para os cofres públicos - um dia a mais em relação ao ano passado. São mais de 50 impostos, fazendo com que tenhamos uma das mais altas cargas tributárias do mundo e um dos piores serviços prestados.
            Por tudo isso, o governo é nosso maior sócio, já que cerca de 40% de tudo que se produz no País vai para sustentar uma máquina pública ineficaz e pesada. Uma reforma tributária de verdade, capaz de otimizar o atual sistema e aumentar a base de cobrança, permitindo a redução da carga, deveria ser prioridade para o Congresso e governo. Infelizmente, muito se fala, mas o tema está longe da Agenda Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário