segunda-feira, 23 de maio de 2011

Impostos de mais, Brasil de menos

Nesta quarta-feira, em diversas cidades do País, entidades promovem protestos contra a carga tributária. Até a metade de maio, tudo que produzimos vai somente para pagarmos tributos federais, estaduais e municipais. É um verdadeiro escândalo. O pior é que a sanha arrecadatória dos governos parece não ter fim.
O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) apresentou recentemente o Índice de Variação da Arrecadação Tributária (IVAT), realizado a partir do levantamento do crescimento da arrecadação tributária desde janeiro de 2001. Resumo do trabalho: em dez anos, a arrecadação de impostos cresceu 264,49%, enquanto que o IPCA variou 89,81% no Brasil.
Vivemos uma verdadeira aberração: o governo cobra como se estivéssemos na Suécia, mas oferece serviços do Uzbequistão na Saúde, Educação, Segurança e, principalmente, na Infraestrutura. Melhorar a aplicação dos recursos públicos é premissa básica para termos menos impostos e mais Brasil. Até porque, ninguém aguenta mais pagar tão caro e receber tão pouco em contrapartida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário