quinta-feira, 20 de outubro de 2011

As diferenças de preços nas obras públicas entre Brasil e China


Nova ponte na China: 42 quilômetros de extensão

Sempre se fala que o custo das obras públicas no Brasil é absurdo. Pois bem. Recebi de uma amiga o texto abaixo, o qual ajuda a explicar um pouco o desparate que se tornaram os projetos tocados na esfera pública.

         Semana passada o governo da China entregou uma nova e moderna ponte na baía de Jiaodhou, que  liga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao. Construído em quatro anos, o colosso sobre o mar tem 42 quilômetros de extensão e custou o equivalente a R$2,4 bilhões.
         Há uma semana, o DNIT escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, em Porto Alegre, uma das mais vistosas promessas da candidata Dilma Rousseff. Confiado ao Ministério dos Transportes, o colosso sobre o rio deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9 quilômetros de extensão, vai engolir R$ 1,16 bilhão.
         Intrigado, o matemático gaúcho Gilberto Flach resolveu estabelecer algumas comparações entre a ponte do Guaíba e a chinesa. Na edição desta segunda-feira, o jornal Zero Hora publicou o espantoso confronto númerico resumido no quadro abaixo:

         Os números informam que, se o Guaíba ficasse na China, a obra seria concluída em 102 dias, ao preço de R$ 170 milhões. Se a baía de Jiadhou ficasse no Brasil, a ponte não teria prazo para terminar e seria calculada em trilhões.
         Corruptos existem nos dois países, mas só o Brasil institucionalizou a impunidade. Se tentasse fazer na China uma ponte como a do Guaíba, os larápios do Ministério dos Transportes dariam graças aos deuses se o castigo se limitasse à demissão.
         Pra encerrar: dia 19 de julho deste ano a Justiça chinesa sentenciou a morte dois prefeitos que estavam envolvidos em desvio de verba pública. Aqui, os corruptos morrem de rir de nossa cara...


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