terça-feira, 29 de novembro de 2011

Decisão exemplar contra a deslealdade

Tribunal corrige duplo erro da arbitragem

            O Tribunal da CBF determinou quatro jogos de suspensão para Bolívar, do Internacional, além de tempo idêntivo à recuperação do lateral Dodô, do Bahia, que rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo após jogada desleal do zagueiro colorado. O jogador deve voltar a jogar somente em maio de 2012.
            O julgamento corrige o duplo erro do árbitro Paulo César de Oliveira. Para ele, foi apenas jogo perigoso, quando o correto seria ter expulsado o capitão do Inter e marcado penalidade máxima a favor do Bahia. PC Oliveira deveria pegar o mesmo gancho, assim como o árbitro assistente que viu tudo e fez vistas grossas no lance.
            Claro que no Brasil do jeitinho ainda cabe recurso e o famoso "efeito suspensivo" deve voltar a falar mais alto, liberando Bolívar de atuar no ano que vem. A decisão deveria ser extendida a outras esferas, por exemplo: quem bebe e causa ferimentos graves em inocentes deveria, além multa pesada, ter a carteira cassada e o carro vendido pelo Estado para pagamento das despesas da vítima, ser impedido de trabalhar durante o tempo em que o acidentado estivesse em recuperação.
            Tenho certeza de que Bolívar vai pensar duas vezes antes de entrar da forma corriqueira como o faz em todos os jogos com a complacência dos árbitros. Ele não é o único, cabe dizer. É prática nas equipes ter um atleta que peite o apitador e adversários como forma de intimidá-los e "impor respeito". Assim como os valentões do trânsito, que confiam na impunidade para seguirem agindo com deslealdade em relação aos demais motoristas, o futebol reproduz nas quatros linhas o que se vê no dia a dia.
            Pelo menos, a medida exemplar do tribunal desportivo vai suscitar a discussão e ascender o sinal vermelho para quem não respeita colegas de profissão e as regras de convivência, seja no campo ou nas ruas da cidade.

            Boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário