terça-feira, 5 de julho de 2011

Dinheiro público para financiar fusão "Carreçúcar"?? Por quê??


             É descabida e totalmente sem sentido a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) numa fusão entre Pão de Açúcar e Carrefour no Brasil. O banco pode investir até R$ 4,5 bilhões no negócio por meio do BNDESPar, braço de investimentos em empresas do banco de fomento estatal.
            Nada justifica o uso de dinheiro público para apoiar uma fusão, seja de que empresa ou grupo for. Diariamente chegam notícias de empreendimentos fechando por dificuldades em conseguir capital de giro, ao mesmo tempo em que uma instituição pública ventila a possibilidade de colocar dinheiro em uma mega fusão, a qual tem tudo para virar um cartel, especialmente na Região Sudeste do País, com sérios prejuízos à economia popular e à concorrência.
            Governo e sociedade precisam parar de dizer amém ao "senhor mercado", que dita normas para atender seus interesses, na maioria das vezes, usando recursos públicos como plataforma para seus negócios. Cabe ao governo criar uma política industrial clara, que priorize o emprego e a geração de renda. O BNDES é um poderoso instrumento para isso, mas precisa começar a atender os interesses do povo brasileiro e não apenas de grandes grupos econômicos.
             Boa terça-feira a todos.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário