A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) anunciou ontem que instaurou processo administrativo para investigar as denúncias contra os cursos de Ensino à Distância (EAD). Nem bem havia se recuperado dos desmandos e da administração desastrosa de seu ex-reitor, a Ulbra se vê enrolada em novo problema, o que mina ainda mais sua credibilidade junto ao mercado.
A nova denúncia aponta que as provas dissertivas dos cursos à distância sequer eram corrigidas, tamanha a fragilidade do controle interno nas graduações. O que acontece com a universidade é o que se convencionou chamar em Comunicação de crise de imagem.
Nada pode ser mais mortal para empresas, instituições e pessoas do que uma crise dessa ordem, pois comprova a máxima de que não somos o que somos, mas o que os outros pensam que somos. Neste caso, o primeiro passo é admitir o problema, reconhecer eventuais falhas e demonstrar para a sociedade que a direção está empenhada em acertar e aprender com seus erros. Mascarar o problema é o pior dos cenários, pois em breve ele estará batento à porta à espera de uma solução definitiva.
Enquanto isso, corpo docente, alunos e funcionários da Ulbra torcem para que a universidade possa se recuperar o mais breve possível, já que o mercado não costuma perdoar erros rotineiros e graves na gestão de processos, ainda mais na área de Educação.
Boa terça-feira, amigos.
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