quinta-feira, 7 de julho de 2011

Queda anunciada...E maioria no Congreso para fazer o quê??


Maioria garantida: e as reformas que não andam?

             Alfredo Nascimento pediu pada sair antes de ser defenestrado do Ministério dos Transportes. A queda anunciada do ministro após a chuva de denúncias colocou-o fora da Esplanada. Dilma agora divide-se em uma escolha técnica (nomear Paulo Sérgio Passos, secretário executivo da pasta) ou política (nomear o senador Blairo Maggi). No último caso, a pasta permaneceria com o PR, que tem cinco senadores e coordena um bloco de pequenos partidos na Câmara com outros 65 deputados.
             Na soma de todos os partidos que apoiam a presidente, Dilma conta com 388 deputados e 63 senadores no Congresso. Nunca antes na história desse País um  presidente contou com uma base aliada (ou seria base aninhada??) tão esmagadora, deixando a oposição com apenas 125 cadeiras - nem mesmo na Venezuela essa diferença é tão grande.
             Mas aí vem a pergunta que não quer calar: maioria para fazer o quê? Apenas garantir que o governo não tenha problemas no Congresso com CPI´s ou para fazer as reformas que o Brasil quer e precisa? Qual o custo para a Nação ao se lotear o governo em troca de apoio político sem fazer o País avançar como poderia? Enquanto isso, as reformas política, tributária, previdenciária e trabalhista, para ficar em apenas quatro delas, seguem engavetadas ao mesmo tempo em que se avolumam casos de denúncia de corrupção em diferentes ministérios.
             Enquanto continuarmos dando às costas à política e nos preocupando em saber como está nosso time no Brasileirão ou com a novela das 8, essa situação continuará. Afinal, político e feijão, como diz o velho ditado, só na pressão...
             Boa quinta-feira a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário