segunda-feira, 27 de junho de 2011

Educação, a ferramenta que liberta o Homem e faz um país se desenvolver


          

         Sou de uma família de professores. Apesar de meus pais não terem tido a oportunidade de estudar, fizeram da Educação o pilar de nossas vidas. Todos os filhos concluíram a faculdade e a maioria tem uma pós-graduação. Meu pai chegou a entregar jornais durante todo o período em que uma de minhas irmãs estudava Medicina na Federal de Pelotas. Já aposentado, enviava mensalmente o salário desse emprego para ela pagar a alimentação, comprar livros e despesas pessoais.
          O que meus pais descobriram muito cedo é que a Educação liberta o Homem. "Seu" Pedro Selbach repetia como um mantra a frase "Saber não ocupa espaço". A mesma lição que a Família Selbach aprendeu é tema de casa para todos os países que se desenvolveram. Exemplos não faltam e, mais recentemente, China e Coreia do Sul comprovaram que investimentos em Educação são o passaporte para o futuro para qualquer povo.
          Infelizmente, o tema ainda não é tratado com a seriedade merecida no Brasil. O próprio governo se encarrega de promover o desmonte da Educação ao distribuir livros com erros de grafia e matemática, sem falar nos absurdos em erros de provas do Enem, como ocorreu recentemente. Lula gabava-se de não saber falar inglês, quando deveria incentivar e louvar os esforços daqueles que buscam falar uma segunda língua.
           Mais do que colocar todas as crianças em sala de aula, temos que fazer com que a escola seja um ambiente agradável e ensine a partir das novas técnicas, usando especialmente a internet como instrumento para esse novo mundo de oportunidades. Do contrário, continuaremos fingindo que ensinamos nossas crianças e fazendo de conta que pagamos nossos professores, enquanto o País avança a ritmo muito inferior às demais nações que fazem da Educação o foco de sua ação rumo ao desenvolvimento.
Boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário