quarta-feira, 29 de junho de 2011

Obras da Copa do Mundo: governo recua, vitória da sociedade



           A pressão da sociedade, que na última semana se mobilizou e reagiu à verdadeira roubalheira institucionalizada pela Medida Provisória do Sigilo para Obras da Copa do Mundo e Olimpíadas, surtiu efeito ontem, quando a Câmara dos Deputados alterou o texto aprovado anteriormente.
           O texto aprovado ontem determinou a obrigatoriedade de acesso permanente dos orçamentos aos órgãos de controle. Também tornou compulsório que o orçamento prévio seja divulgado após o final da licitação, e não fornecido, sem dizer a quem, como previa a proposta do governo originalmente. Outra mudança determinou que a divulgação do vencedor da licitação deve acontecer apenas e imediatamente depois da conclusão do processo. Anteriormente, não havia previsão de quando o público conheceria os orçamentos.
           Resumo da ópera: o governo colocou o "bode na sala" na primeira versão para ver como seria a reação da sociedade brasileira. Diante da chiadeira, aceitou as mudanças que já estavam previstas por ele próprio. Contudo, sem a pressão da Imprensa e do público, o "bode" teria sido aprovado com novos e mais prejuízos ao bolso do contribuinte.
           Boa quarta-feira a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário