quinta-feira, 9 de junho de 2011

A relação com a imprensa: como se preparar para uma entrevista

         Dica: entregue dados ao jornalista

             Seguidamente me perguntam sobre como deve ser o tratamento com a Imprensa, especialmente em uma entrevista. Sendo assim, publico hoje texto da professora Maria Helena Weber, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com acréscimos da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Justiça, sobre o tema.

Boa leitura, e boa entrevista.

PREPARE-SE bem, antes de qualquer contato com a imprensa. Tenha sempre em mãos, e em detalhes todas as informações relativas ao tema da entrevista: dados numéricos, investimentos, número de pessoas envolvidas, referências geográficas resultados anteriores, exemplos concretos, possíveis problemas e suas soluções.

DISCUTA COM a Assessoria de Imprensa as mensagens-chave relativas ai assunto em pauta. É preciso, sempre, reforçar a ideia central do tema em questão e valorizar tais informações ao longo de toda a entrevista. Isso facilita a memorização pelo jornalista e a comunicação do que é mais importante.

UM CONVITE para almoço ou cafezinho com um jornalista deve ser considerado como entrevista. Todas as informações filtradas em uma conversa informal têm potencial para compor matérias.

CONSIDERE que nem todo repórter tem conhecimento prévio do assunto que está cobrindo. Não é raro as redações destacarem, até por deficiência de estrutura, profissionais não especializados para coberturas que exigem certo grau de conhecimento. Portanto, seja paciente e não se surpreenda com perguntas mal formuladas ou que pareçam demasiado óbvias.

EVITE usar termos técnicos em demasia. Quando necessário usá-los, sirva-se de exemplos para explicar seu significado. Evite também o uso excessivo de siglas.

AO INICIAR a entrevista, faça um resumo sobre o assunto e o que pretende esclarecer ou informar. Ressalte os pontos favoráveis, o que é novidade, mostre o que é importante. É uma maneira de ajudar o repórter não-especialista a organizar seu raciocínio e seu trabalho de apuração.

EVITE informações desnecessárias ou divagações. Seja simples, direto e objetivo na explanação dos fatos.

RESPONDA naturalmente às perguntas, para evitar entendimentos equivocados e prejuízos à comunicação. Dê exemplos, faça comparações. Não crie falsas expectativas ou seja evasivo. Se não souber, diga. Se tiver dúvidas, admita. Quando isso acontecer, ofereça ao repórter encaminhar posteriormente as informações solicitadas.

OFEREÇA material de apoio ao jornalista (relise, gráficos, fotos, etc).

É DESACONSELHÁVEL o recurso do off (do inglês off the record ou “fora de registro”), mesmo ao tratar com jornalistas mais conhecidos ou setoristas. Fale somente o que pode ser divulgado com citação de fonte.

NUNCA PEÇA para ler o texto a ser publicado. Isso denota falta de confiança. Após a entrevista, coloque-se sempre à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.

FACILITE o trabalho dos repórteres fotográficos e cinematográficos. Esteja à vontade, porte-se com naturalidade enquanto esses profissionais realizam seu trabalho. Olhe para a câmera somente quando solicitado.

QUANDO se tratar de entrevista exclusiva a um veículo, informe-se antecipadamente sobre o tipo de público e o perfil do veículo. Considere inadequada a solicitação de entrevista sem a presença de um assessor.

CONSIDERE o jornalista não como um adversário, mas como um profissional que está cumprindo uma pauta originada nos escalões superiores do veículo. Mesmo os jornalistas mais autônomos, que trabalham suas próprias pautas, é preciso tratá-los profissionalmente: não demonstre inquietação, impaciência e animosidade.

NÃO DEIXE os jornalistas esperando em entrevista com horário marcado. Além do aspecto de cortesia e boa educação, existe a já mencionada precariedade de algumas relações. Haverá sempre várias pautas a cumprir num mesmo dia e se torna importante a colaboração do entrevistado para agilizar o trabalho do repórter. No caso do atraso ser do jornalista, tenha paciência e mostre compreensão com a rotina pesada da cobertura jornalística.


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