terça-feira, 21 de junho de 2011

Problema no Trensurb, caos na Região Metropolitana

Foto: Pedro Revillion (Correio do Povo) - Estação Anchieta às 8h

              O caos se instalou hoje pela manhã na Região Metropolitana com o rompimento de um cabo de energia do Trensurb, que interrompeu o serviço nos terminais Mercado, Rodoviária, São Pedro, Farrapos e Aeroporto, em Porto Alegre. Com isso, quem vinha de São Leopoldo para a Capital precisava descer na Estação Anchieta e fazer baldeação em um ônibus até o centro de Porto Alegre. Filas de mais de 2 km se formaram no terminal de desembarque nas primeiras horas da manhã. Os trens já saiam lotados de São Leopoldo e até mesmo fechar as portas foi um problema para os operadores. No interior dos vagões, só com uma dose extra de boa vontade e muita paciência.
             A BR-116, claro, não suportou o volume maior de carros e ônibus e deu um nó, literalmente. A rodovia que já sofre normalmente com o grande fluxo de veículos paralisou completamente e muita gente chegou atrasada. O tempo médio de deslocamento foi de três horas, do Vale dos Sinos a POA. Números da direção do Trensurb apontam que cerca de 40 mil pessoas foram afetadas. A previsão é que o serviço seja totalmente normalizado até o final da manhã.
             Contudo, o fato apenas denota a falta de planejamento que se vive no serviço público. Estamos às vésperas de uma Copa do Mundo - faltam três anos e não há um plano B para casos como o constatado nesta terça-feira. Imagine uma paralisação parcial ou total do metrô em um dia de jogo, durante o maior evento esportivo do planeta? As seleções que estiverem em cidades vizinhas ou na Serra, nos centros de treinamento, não chegarão a tempo de se prepararem para as partidas. O componente trânsito vai ter que ser levado em conta no momento de definir o local das concentrações. E o público? E os milhares de turistas que para cá virão? Ficarão à mercê de um transporte público sucateado e que pode ser interrompido a qualquer momento? Os governos municipal, estadual e federal precisam buscar alternativas para que não tenhamos um verdadeiro fiasco no lugar de jogos. Bom dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário