quarta-feira, 8 de junho de 2011

Palocci caiu quando brigou com Temer. Ontem a queda apenas foi oficializada...

Queda anunciada: Palocci sai

                 Antônio Palocci deixou ontem o governo Dilma após a Folha de S. Paulo ter publicado há três semanas uma reportagem revelando seu enriquecimento repentino. A queda foi oficializada ontem, mas não tenho dúvida de que Palocci assinou sua carta de demissão há 10 dias, quando bateu boca com o vice-presidente Michel Temer.
                 Sem o apoio do PMDB e sem articulação junto ao Congresso, o ex-chefe da Casa Civil se viu isolado dentro do governo. No outro dia, ligou para Temer para se desculpar, mas já era tarde. A relação havia azedado depois da cobrança exasperada ao vice-presidente na votação do novo Código Florestal.
                 Temer é hoje a maior liderança peemedebista e, ao lado de Sarney, controla as nomeações e joga com a força do PMDB para ocupar mais espaço dentro do governo. Também pesou para a saída de Palocci o fato de pesquisas apontarem que a crise estava chegando a Dilma, com queda em sua popularidade. Sem experiência, a presidente se viu obrigada a aceitar a demissão de seu ministro e busca, a partir de agora, um perfil mais técnico para a Casa Civil com a nomeação da senadora Gleisi Hoffmann (PT). Tudo para não se tornar cada vez mais refém de seu principal aliado que, com apenas cinco meses de governo, cobra diariamente a fatura da eleição.
                 Bom dia a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário