segunda-feira, 13 de junho de 2011

PSDB busca rumo para fazer oposição



         Fora do poder há oito anos e pelo menos pelos próximos três anos, a Executiva Nacional do PSDB encomendou estudo para reestruturar a estratégia de marketing do partido. A preocupação é com a imagem da legenda junto a seus líderes e, sobretudo, com a população.
         Já comentei em posts anteriores a respeito da importância da pesquisa qualitativa para os partidos e a esfera pública. Não há como pensar diferente nos dias de hoje, pois a política se profissionalizou e exige respostas para que os partidos não fiquem falando para si mesmos e descubram a agenda do eleitor.
          Mais do que se reposicionar, o PSDB precisa encontrar seu rumo para fazer política na oposição. O maior erro da sigla foi não ter assumido a bandeira das privatizações já em 2006, quando foi pauta na campanha de Geraldo Alckmin contra Lula. O eleitor precisa identificar o político e partidos com suas bandeiras, mas por vergonha, o PSDB caiu no discurso fácil do PT e não defendeu que as reformas na telefonia, portos e no sistema bancário, por exemplo, foram decisivas para melhorar a infraestrutura do País.
           Democracia alguma pode abdicar de uma oposição atuante e propositiva. No Brasil dos dias atuais, somente a Imprensa tem feito esse papel, o que é muito pouco, convenhamos.
           Boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário